Bebe vinho… Mas com moderação!

0
494

Se precisavas de bons motivos para beber uns copos de branco ou tinto (sem exagerar, claro), eis mais um: estudos da Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Universidade Católica do Porto (UCP) revelam que a ingestão de vinho durante uma refeição diminui o número de bactérias patogénicas presentes em alimentos contaminados. 

A investigação em curso comprova que a viabilidade dos organismos infeciosos é fortemente afetada quando estes são diretamente expostos à ação do vinho, devido às propriedades antimicrobianas presentes. Quer isto dizer que a ingestão moderada de vinho durante uma refeição pode contribuir para a diminuição do número de bactérias patogénicas presentes em alimentos contaminados.

No seguimento destas observações, a ESB tem vindo a avaliar este efeito em alimentos contaminados e em condições representativas do sistema gastrointestinal. Experiências realizadas in vitro com Listeria, Campylobacter jejuni e Bacillus cereus mostraram que a presença de vinho, a par da ação do suco gástrico, exerce um efeito de inativação celular significativo e contribui para a diminuição do número de células viáveis destas bactérias patogénicas.

[Foto:  oiram ziul @ flickr]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*