Deixa-te seduzir por elas

0
441

Estamos a falar das plantas, esses seres vivos capazes de nos roubar um sorriso ou de despertar em nós a bondade de um regador com água fresca que lhes mate a sede. Para recordar essa presença verdejante que nos acompanha tanto em casa como no local de trabalho, a Universidade do Algarve (UAlg) assinala o “Fascination of Plants Day”, já no próximo dia 18 de maio.

O primeiro dia internacional do fascínio das plantas, o “Fascination of Plants Day”, vai ser celebrado em mais de 25 países e conta com a participação de mais de 60 instituições de investigação de plantas, universidades, jardins botânicos e museus, em conjunto com agricultores e empresas. O fascínio das plantas fez com que a UAlg se associasse a esta iniciativa, com a realização de uma exposição e de uma visita a um sobreiral, em S. Brás de Alportel – recorde-se que o sobreiro foi considerado, em fevereiro de 2012, árvore nacional de Portugal.

A Faculdade de Ciências e Tecnologia e o Centro de Ciência Viva do Algarve organizaram uma exposição sobre “O Fascínio das Plantas – Plantas contadoras de histórias”, que está patente até ao dia 31 maio, na biblioteca do Campus de Gambelas.

Pretende-se com esta iniciativa fazer com que o maior número possível de pessoas em todo o mundo desperte para o fascínio das plantas e para a importância do seu estudo na melhoria da agricultura e na produção sustentável de alimentos, bem como para a horticultura, silvicultura e produção de bens não-alimentares, como papel, madeira, químicos, fármacos e energia. O papel determinante das plantas na conservação do meio ambiente será igualmente objeto de destaque.

[Foto:  @thedeiwz @ flickr]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*