É só escolher e coser

0
3721

Há quem homenageie os melhores amigos, a terra onde nasceu, o gato de estimação, o clube desportivo, o santo predileto ou a comida preferida desde a infância. Os pais, avós e namorado também costumam ter espaço marcado e, claro, o curso em que se estuda também é presença obrigatória. Estamos a falar dos famosos emblemas que ficam cosidos à capa, como esta tradição académica e as pessoas que a tornaram possível o ficam à vida.

 

 

 

Cursos há muitos
Há microfones para os jornalistas, seringas para os enfermeiros, bebés com bochechas rosadas e fraldas volumosas para as educadoras de infância, calculadoras para os contabilistas e até couves para os engenheiros agrónomos. Cada curso tem direito a várias opções ilustrativas originais, dependendo do gosto pessoal de cada um.

Portugal e arredores
Dos espigueiros minhotos aos chaparros alentejanos, passando pelos barcos rabelos do Douro e as praias do Algarve, Portugal está muito bem representado, tanto a nível de paisagens, como de monumentos e comidas tradicionais. As regiões autónomas dos Açores e da Madeira não ficam esquecidas (a banana da Madeira é um dos grandes bestsellers) e até outros países podem figurar na capa de quem nutre um carinho mais especial por outra nacionalidade ou pelo país onde fez ERASMUS durante o curso, por exemplo.

Santos, padroeiros e talismãs
Os mais religiosos veem na Nossa Senhora de Fátima uma inspiração para o sucesso, mas há também vários modelos de Jesus Cristo, São Nicolau (padroeiro dos estudantes) e do Santo António casamenteiro, para as que ainda sonham encontrar o príncipe encantado antes de acabar a licenciatura. Os supersticiosos podem ainda recorrer às bruxas e às frases espanta espíritos e às ferraduras contra a inveja, para que não haja azares em tempos de festa.

Família e amigos e amores
E para que figure por toda a eternidade nas fotos de família, nada como mostrar os emblemas oferecidos pelo namorado, o pai babado, a mãe galinha, o avô sentimental, o primo afastado, a tia mais querida e a madrinha orgulhosa. A árvore genealógica pode estar toda representada ao gosto do freguês estudante, já que desde as representações mais tradicionais aos Simpsons sentados no sofá e ao ao American Dad estão disponíveis.

Signos e animais de estimação
Nem só de pessoas vivem os emblemas. Assim, há espaço para gatinhos fofinhos (Hello Kitty incluída), cães guardiões, peixes de aquário, tartarugas (sim, também há das Ninjas), aranhas e pássaros com várias plumagens. Os mais esotéricos podem ainda dizer ao mundo sob que signo nasceram, pois os emblemas desta temática também abundam – alguns deles com frases sugestivas sobre a personalidade de cada nativo.

Bizarros e picantes
Há a hipótese de mostrar o grupo sanguíneo, prestar tributo a Elvis Presley, admitir que se está encalhado por força do destino e até manifestar desagrado ao empréstimo de euros para cervejinhas com recurso ao “Toma” do Zé Povinho de Bordalo Pinheiro. Os mais descarados podem fazer uso de belas composições textuais como “STOP: estás a ser engatado”, “Um beijo não mata a fome mas abre o apetite” e ainda “Não é pecado sair à rua com um corpo desses?”. As opções para impressionar são variadas – o resultado é que fica por descobrir.

[Fotos: Tuga Trajes]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*