Os espermatozoides também se cansam

0
734

Para todos os rapazes que já preparam a festa da Queima das Fitas com uns toques de descontrolo, atenção a esta notícia: a qualidade do sémen diminui durante o período das Semanas Académicas. Quem o diz é o estudo de Margarida Fardilha, da Universidade de Aveiro (UA), que liga o problema ao excesso no consumo de álcool, tabaco e drogas, à deficiente alimentação e a desregulados ciclos de sono.

A investigação teve início em 2010, com a iniciativa “Para o Frasco”, onde era pedido aos estudantes das Universidades de Aveiro e Coimbra que deixassem amostras de sémen depois de uma semana de “ritmo alto”, no que a festejos diz respeito.

Apesar de existirem vários estudos que indicam que o consumo prolongado de álcool e drogas diminui a capacidade reprodutora no homem, nunca antes se havia estudado a influência destes na qualidade do sémen num período de ingestão agudo e curto. A investigação de Margarida Fardilha é, por isso, inédita. A diminuição de mais de 20 por cento na concentração dos espermatozoides e as alterações em cerca de 15 por cento na morfologia destas células reprodutoras masculinas depois dos excessos próprios de uma Semana Académica são as grandes conclusões da investigação.

Jovens afogados em cerveja

Afogado em cervejaOs 55 alunos voluntários entregaram amostras em três períodos distintos: antes de eventos como o Enterro do Ano em Aveiro e a Queima das Fitas em Coimbra, dias depois dos festejos e três meses após esta segunda recolha. Juntamente com o sémen, entregaram também respostas a questionários sobre o consumo de álcool, drogas e tabaco. Conclusão? Os voluntários, no período de festividade, beberam sete vezes mais do que no mês anterior. Apesar disso, salienta a investigadora, “não podemos retirar também outros fatores que se alteraram durante as semanas académicas como são o ritmo de sono e das horas em que se está acordado, a alimentação, o aumento do número de cigarros consumidos, dos cafés e do consumo de drogas”.

 

[Fotos: UA e Evelyn _Nunes @ flickr.com]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*