Não se vê ainda, mas é um bebé

0
1135

Os carinhos, os beijinhos e os afetos não começam com o nascimento dum filho. Mesmo dentro da barriga da mãe é já possível manifestar amor por um filho e é precisamente isso que a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) ensina aos casais, através do projeto “Terna Aventura”.

Com início entre as 16 e as 28 semanas de gestação, estas sessões individuais procuram que o pai assuma uma participação ativa e fundamental no seio da família. “É a partir deste contacto afetivo entre a tríade (mãe-pai-filho) que se trabalha na prevenção e correção de complicações da estática materna (correção da posição da pélvis e coluna vertebral), no desenvolvimento do bem-estar da grávida e na preparação para o trabalho de parto e nascimento”, explicam as organizadoras das sessões, as professoras Rosa Moreira e Teresa Silva.

O projeto “Terna Aventura” oferece também às grávidas/casais um programa de preparação para o parto e parentalidade, este já dirigido a grupos de grávidas/casais entre as 28 e as 32 semanas de gestação – a próxima edição recomeça no dia 9 de maio de 2012. Trata-se de um programa composto por sessões educacionais antes e após o nascimento do bebé, o qual pretende promover a autoconfiança e o autocontrolo, ajudando a mulher e o casal a viverem de forma mais tranquila esta experiência de vida.

As iniciativas do programa “Terna Aventura” têm lugar no Polo B da ESEnfC (Rua 5 de Outubro, junto ao Hospital dos Covões). Para mais informações, clica aqui.

[Foto:  gabi_menashe @ Flickr]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*