Eles dão-te show de bola

0
412

Este ano, Guimarães é a Meca da cultura europeia e os robôs não são exceção, estando já tudo a postos para uma mega peregrinação até ao Multiusos da cidade berço, onde 121 equipas formadas por estudantes do Ensino Secundário e Universitário de todo o país provam sorte nas demonstrações e competições que integram o Festival Nacional de Robótica. E não há desculpas para não ires, porque a entrada é gratuita!

De hoje, quarta-feira, e até domingo, dia 15 de abril (8h-22h), o Multiusos de Guimarães acolhe o Festival Nacional de Robótica, evento que conta com o apoio da Capital Europeia da Cultura e é uma organização conjunta da Universidade do Minho e da SAR – Soluções de Automação e Robótica.

O Festival Nacional de Robótica divide-se em três vertentes: competições em sete categorias diferentes; demonstrações de robôs e sistemas relacionados com a robótica; e um encontro científico para apresentação de trabalhos de estudantes e investigadores na área da robótica. Futebol robótico, condução autónoma, dança, busca e salvamento são algumas das competições que mobilizam amantes da eletrónica e da robótica de todo o país. Até quinta-feira, dia 12, as equipas fazem testes e demonstrações. As competições arrancam no dia seguinte, com as equipas seniores a disputar partidas de Futebol Robótico Médio, Condução Autónoma, Robot@Factory e Freebots. Os vencedores de cada liga/competição (sénior ou júnior) irão representar Portugal no campeonato mundial “Robocup 2012”, que acontece no México, em junho próximo.

12ª Conferência Internacional de robótica

No primeiro dia do festival realiza-se 12ª Conferência Internacional de Robótica, que visa o debate de temas como as aplicações de sistemas autónomos e simuladores, interação homem-robô, inteligência artificial, veículos subaquáticos ou ainda sistemas de perceção e localização. A conferência conta com oradores portugueses e estrangeiros, que apresentam os resultados das suas investigações, bem como com o convidado especial Raymond H. Cuijpers, do departamento de tecnologia humana da Universidade de Eindhoven, que falará da necessidade de uma interação Homem-robôs condigna. O encontro realiza-se no Auditório Nobre da Universidade do Minho, no Campus de Azurém, Guimarães, durante todo o dia 11 de abril.

Programa Robótica
[Foto: Guimarães Capital Europeia da Cultura]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*