O vinho antialérgico

0
691

Há pessoas que são alérgicas ao chocolate e gostavam de não ser. Há outras que o são ao marisco e nem sabem o que perdem. Para quem é alérgico ao vinho e gostava de experimentar os prazeres de uma boa pinga, a Universidade de Aveiro (UA) traz a solução: vinho para alérgicos venceu o prémio Investigação do AGROFOOD iTECH.

A ideia do Departamento de Química da UA foi a vencedora do troféu enquadrado no Salão Internacional de Agro-Negócios, por desenvolver uma forma de produzir vinho branco sem recurso à adição de anidrido sulfuroso, aqui substituído por quitosana, extraída, por exemplo, das cascas dos caranguejos e dos camarões ou de fungos. O maior evento nacional relacionado com negócios do setor agrícola, agroindustrial e florestal decorreu em Santarém, com o objetivo de selecionar, divulgar e premiar projetos tecnológicos inovadores com potencial de comercialização.

Num grupo de 80 investigações de instituições do Ensino Superior, o projeto, de Manuel Coimbra e Cláudia Nunes (na foto), WineSulFree de “Produção de vinho sem sulfuroso utilizando uma película de quitosana” acabou por sair vencedor e é a melhor forma de contornar o problema das alergias a um dos mais aclamados produtos nacionais.

[Foto: UA]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*