Estudar num palácio é possível

0
725

Haja neve ou sol, a majestosa SHMS – Swiss Hotel Management School (campus de Caux) teima em reluzir do alto da montanha – ou não fosse ela a mais bela ‘joia’ das escolas que integram o SEG – Swiss Education Group. Sediada no belíssimo Palácio de Caux – datado do início de 1900 e em tempos destino de viajantes endinheirados e albergue de refugiados de guerra, esta reputada escola emoldurada em Belle Époque é perfeita para os que ambicionam formar-se em Swiss Hospitality Management Education.

Depois de subir uma densa montanha de floresta que faz – e muito – lembrar os Contos de Fadas dos Irmãos Grimm, os pulmões não enganam: estamos mesmo a mil metros de altitude e os nossos maiores admiradores são os pássaros, numas boas-vindas chilreadas ao longo dum cristalino azul que não se percebe de onde vem – se do céu, se do Lago Lemano (Lake Geneva), que brilha como a prata recém polida de um ourives. E embora os raios de sol nos aqueçam os ombros o que se vê ao fundo é mesmo neve a cobrir os picos enregelados dos Alpes. Bonito? Não. Celestial.

SHMS Quadro
Há tapeçarias, vidros e quadros de outras gentes e de outras épocas que nos lembram que os estilos mudam, mas o requinte de construções como esta permanece inabalável.

Os afortunados estudantes que vierem para esta escola de luxo têm à sua espera um amplo programa composto por dois (equivalência ao Swiss Diploma) ou três anos (Swiss BA Degree & British BA Degree, pela University of Derby). Seja qual for a escolha, o primeiro debruça-se sobre Food & Beverage Management (5 meses de ensino + 4-6 meses de estágio), o segundo aborda Rooms Division Management (também 5 meses de ensino + 4-6 meses de estágio). No terceiro ano, o estudante pode selecionar qual a especialização que pretende: se Hospitality Management, Events Management ou uma mistura destas duas áreas – Hospitality & Events Management, sendo que este último ano é completado no pólo de Leysin, mundialmente conhecido pelos desportos de inverno.

SHMS Salão
Qualquer cerimónia fica a ganhar, quando realizada em salões como este... Cuja vista por entre as vidraças é verdadeiramente de cortar a respiração.

Aqui em Caux é ainda possível completar uma Pós-graduação em Hotel Operations Management – ideal para quem já possua experiência profissional e necessite de um certificado de renome que ateste as suas competências por escrito. O Master em Internacional Business in Hotel, Resort and Spa Management também é uma opção para os que procuram explorar um dos atuais nichos de mercado hoteleiro mais em voga nos últimos anos.

SHMS Paisagem
Há escolas deslumbrantes e há vistas deslumbrantes. Mas como esta não.

Seguindo a política das restantes escolas do SEG – Swiss Education Group, a SHMS de Caux oferece aos seus estudantes alojamento em quartos duplos ou individuais, com direito a limpeza semanal – tudo incluído no preço do curso. Para os que pretenderem instalações “Deluxe” ou “Superior Deluxe” apetrechadas de TV, DVD ou telefone, apenas terão de fazer as reservas atempadamente e pagar uma diferença de preço equivalente aos serviços acrescidos.

SHMS Alunos
Luisa, Randol e Lucas confessaram já sentir saudades e ainda nem acabaram a sua formação.

Os tapetes fazem pandã com os motivos dos mosaicos e dos tetos, tornando-se difícil escolher para onde focar a atenção dos nossos olhos. As vozes que ecoam nos corredores têm sotaques diferentes e foi nessa altura de apreciação multicultural que nos apercebemos da presença de três estudantes latino-americanos: Luisa, Randol e Lucas. Randol Aun deixou a Venezuela e não se arrepende, pois aqui pode assistir a aulas completamente diferentes do que estava habituado no seu país natal. “Sinto que abri a minha mente e mudei a cabeça. Quando uma pessoa deixa de viver com os pais e se apercebe do peso e da responsabilidade que é viver sozinho noutro país cresce por dentro. As saudades? Sim, existem, mas são muito boas de se sentir, porque é aqui que estou a construir o meu futuro”.

SHMS Aluna
A hora de almoço é sempre momento de recarregar energias e provar as iguarias dos colegas. A Mais Educativa comeu e recomenda vivamente.

Luisa Castillejos vem do México e está a adorar a “experiência de fazer amizades em todo o mundo”, assim como a capacidade de se desembaraçar sozinha. “Tem dias em que me sinto insegura, mas depois penso: não tenho aqui o meu pai nem a minha mãe, mas tenho sempre os meus professores e muitos profissionais com quem posso contar, se precisar de alguma coisa. Isso deixa-me feliz”.

SHMS Biblioteca
Aqui o ambiente é sempre silencioso, pois estamos a falar da biblioteca.

Para os alunos que nunca trabalharam, os que estão confusos quanto ao destino a escolher ou até aqueles que pretendem melhorar o idioma do país para onde pretendem realizar o estágio, existe o Internship Office. Aqui os conselhos são tão variados que vão desde a roupa que os candidatos devem usar na altura duma entrevista até aos procedimentos mais burocráticos na altura de tratar dos passaportes, por exemplo.

SHMS Intership
No Internship Office escolhem países e oportunidades de carreira internacional - sempre com a ajuda de profissionais.

Muito poucas instituições podem, como a SHMS, oferecer aos seus estudantes a possibilidade de usufruírem um leque de instalações e serviços tão variados. Aqui poderão ser amplamente satisfeitas tanto as necessidades académicas (salas de aula amplas e bem equipadas, sala de computadores, Trainning restaurant, Learning Resource Centre, Lecture theatres, internet sem fios em todo o campus…) como as mais prazenteiras (a discoteca Grotto oferece momentos de diversão aos estudantes, graças a karaokes, concertos, noites de cinema e há ainda toda uma infinidade de desportos e atividades físicas que ajudam a relaxar depois das aulas). Para arejar as ideias, há ainda um belíssimo comboio panorâmico que faz a ligação da SHMS com a cosmopolita cidade de Montreux.

SHMS Restaurante
Tal é a decoração dos vários restaurantes existentes na escola, que se torna difícil focar exclusivamente a atenção no prato que estamos a comer...

 “Vir estudar para esta escola é uma oportunidade única: pela reputação da Suíça, pela componente prática dos cursos, pela oportunidade de conviver com dezenas de nacionalidades e pela possibilidade de trabalhar nos melhores grupos hoteleiros de todo o mundo  – porque os nossos alunos têm vários estágios ao longo da sua formação, logo mais oportunidades de singrar no mercado”. A afirmação é de Victor Gonçalves, o português que é também Diretor de Operações na SHMS de Caux.

Victor Gonçalves
Victor Gonçalves é Diretor de Operações da SHMS - Swiss Management School. Ah... E é também português!

A trabalhar há 13 anos no SEG, a palavra que mais refere quando surgem as perguntas sobre o seu trabalho nesta escola é “diferença”, diferença essa que se traduz tanto em “qualidade” como em “responsabilidade”. Porque por detrás de todos estes alunos sorridentes e satisfeitos com a sua opção formativa, está uma grande responsabilidade. “Estes pais confiaram e nós e nós sabemos que devido ao funcionamento específico de cada uma das nossas escolas, estes alunos assemelham-se a verdadeiros hóspedes, o que muda é que sabemos exatamente quando fazem o check in e quando fazem o check out. No entretanto, a nossa missão é que a estadia seja a mais agradável, segura e proveitosa possível, para que no final estejam satisfeitos e queiram voltar – ou recomendar a experiência a outros“, explica Victor, num português impecável que ainda deu tempo para recordar os vinhedos, os trajes, as comidas e as tradições portuguesas que mais se conhecem por terras suíças.

[Foto: SHMS – Swiss Hotel Management School | Bruna Pereira]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*