Deves é estar a sonhar!

0
518

Quantas vezes sonhaste com formigas? Ou que estavas a correr e caíste num buraco? Ou daquela vez que sonhaste com dentes três vezes seguidas e nunca percebeste porquê. O ISPA- Instituto Universitário recebe, amanhã, às 11h, a conferência “Dreams: Protoconsciousness and Elaborative Encoding”. Porque sonhar tem muito que se lhe diga.

O especialista convidado é Allan Hobson, da Harvard Medical School, em Boston, nos EUA. No encontro serão apresentados dados que sugerem que o sono REM pode constituir um estado de proto-consciência, fornecendo um modelo de realidade virtual do mundo que é de uso funcional para o desenvolvimento e manutenção da consciência.

O sonho tem fascinado e intrigado a humanidade há séculos: as suas características bizarras convidam à especulação sem limites sobre a sua origem, significado e propósito. Durante a maior parte do século XX, as teorias científicas dos sonhos eram principalmente psicológicas. Desde a descoberta do sono REM, as bases de neurologia dos sonhos tornaram-se cada vez mais compreendidas, e é agora possível complementar os detalhes dos mecanismos cerebrais com a teoria da consciência, derivada do estudo do sonho.

[Foto: Suus Wansink @ Flickr]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*