Os Irmãos Grimm contam-te uma estória

0
1090

Branca de Neve? Cinderela? Rapunzel? Capuchinho Vermelho?  No ano em que se celebram 200 anos da publicação do primeiro volume dos fantásticos “Contos para as Crianças e a Família”, escritos pelos Irmãos Grimm, a Universidade de Aveiro (UA) inaugura hoje, às 16h15, a exposição que revisita os autores que revolucionaram para sempre a literatura infantil dos Contos de Fadas. Qual era e continua a ser o teu preferido, conta lá?

A exposição tem por título “Os Irmãos Grimm – Vida e Obra” e é uma organização do Brüder Grimm-Museum (Museu dos Irmãos Grimm) e do Brüder Grimm-Gesellschaft (Sociedade dos Irmãos Grimm), de Kassel (Alemanha). Integrada no “Festival das Letras 2012” dinamizado pelo Departamento de Línguas e Culturas da UA, a mostra retrata o percurso de vida pessoal de Jacob e Wilhelm Grimm e ilustra a intervenção política, a atividade bibliotecária e académica dos irmãos, bem como o trabalho científico que desenvolveram, dando ainda testemunho da irradiação internacional da sua obra, muito especialmente da receção que teve em Portugal.

No dia da inauguração, ou seja hoje, vão decorrer duas palestras sobre os famosos escritores que serão conduzidas por Bernhard Lauer, diretor do Museu dos Irmãos Grimm, e por Maria Teresa Cortez, docente do Departamento de Línguas e Culturas da UA.

A mostra conta com o patrocínio, para além da UA, da Associação Portuguesa de Estudos Germanísticos, do Centro de Investigação em Estudos Germanísticos, da Embaixada da Alemanha, do Goethe-Institut e da Fundação Marion Ehrhardt e estará patente na Sala de Exposições Hélène de Beauvoir da Biblioteca da UA até 30 de abril de 2012.

[Fonte: UA | Foto:  Rapunzel @ annieandaunt.blogspot.com]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*