Passos, pompa e circunstância

0
574

O Primeiro-Ministro português vai ser o convidado de honra da Sessão Solene Comemorativa do 101º aniversário da Universidade do Porto (U. Porto). A 22 de março acontece ainda a inauguração da 10ª Mostra de Ciência, Ensino e Inovação, no Pavilhão Rosa Mota, e o lançamento do livro “Cem anos – 100 palavras”, obra que reúne os 100 melhores microcontos do concurso lançado o ano passado pela U.Porto.

A Sessão Solene Comemorativa do 101º aniversário da U. Porto realiza-se às 16h da próxima quinta-feira, dia 22 de março, no Salão Nobre da Universidade do Porto (Praça Gomes Teixeira, aos Clérigos). Numa sessão que marca também o encerramento das comemorações do Centenário da Universidade, Passos Coelho fará o discurso final de uma cerimónia que contará ainda com as intervenções do reitor da U.Porto, José Marques dos Santos, e de Paulo Azevedo e Luís Portela, presidentes do Conselho de Curadores e do Conselho Geral da U.Porto, respetivamente.

O dia ficará ainda marcado por um conjunto de outros eventos que assinalam o aniversário da U. Porto. Logo pelas 11h de 22 de março, o reitor da universidade vai inaugurar o pavilhão desportivo “Luís Falcão” (no Polo da Asprela, junto à Faculdade de Engenharia), uma infraestrutura disponível para receber todas as modalidades de pavilhão como futsal e andebol e que pretende dar resposta aos pedidos de prática desportiva dos mais de 30 mil estudantes das 14 faculdades da universidade. A obra ficou orçada em 700 mil euros, sendo que 500 mil chegaram do QREN.

No mesmo dia 22, a U.Porto abre as portas da 10ª Mostra de Ciência, Ensino e Inovação, no Pavilhão Rosa Mota, uma iniciativa que dura de quinta-feira a domingo e que espera receber mais de 15 mil jovens estudantes do ensino secundário que procuram informação pormenorizada sobre os cerca de 50 cursos de licenciatura e mestrado integrado lecionados na U.Porto. Neste espaço de Ciência e Ensino há ainda tempo para assistir a diversas demonstrações de projetos, experiências e ideias produzidas nos laboratórios da U.Porto por jovens que, há bem pouco tempo, estavam do lado dos mais novos e que são já hoje jovens cientistas.

Para terminar o dia, às 18h45, será lançado o livro “Cem anos – 100 palavras”, a obra que reúne os cem melhores microcontos do concurso lançado o ano passado pela U.Porto para celebrar o Centenário da Universidade.

[Foto: Universidade do Porto]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*