Leituras em família

0
511

Qual era o Conto de Fadas que mais pedias para te lerem antes de dormir? E qual foi o livro que recebeste em criança e conservas religiosamente até hoje? A família é o nosso primeiro exemplo de literacia e a sua influência permanece em nós até ao fim da vida – é por isso que o ISPA – Instituto Universitário organiza, dia 22 de março, às 12h30, a conferência “Práticas de literacia na família – Alguns contributos sobre as suas características e potencialidades”.

No encontro, conduzido pela professora Lourdes Mata, será demonstrada a importância e diversidade das práticas de literacia familiar. Os participantes serão também convidados a refletir sobre o papel dessas práticas no processo de descoberta, apropriação e uso de leitura e escrita em crianças, desde idades muito precoces, mesmo antes da sua entrada na escola.

As práticas e usos de leitura e escrita no quotidiano das famílias são diversas. Essas práticas servem múltiplas finalidades procurando dar resposta a necessidades que se vão colocando no seu dia-a-dia. Nos últimos anos tem-se dado especial destaque às práticas de literacia familiar procurando não só compreender as particularidades inerentes a cada realidade cultural e até mesmo a cada família, como também analisar possíveis impactos no desenvolvimento da linguagem escrita por parte das crianças.

A iniciativa insere-se no Ciclo de Conferências “A Ciência que por cá se faz”, organizado pelo Centro de Investigação e Intervenção do ISPA e que tem por finalidade apresentar, divulgar e debater os trabalhos científicos efetuados por investigadores do Instituto. Os eventos realizam-se todas as quintas-feiras às 12h30.

[Foto: Vimages @ Flickr]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*