Alunos da Portucalense bem seguros

0
1175

Embora sejam muitos os que conseguem pagar os estudos recorrendo a part-times ou a alguma bolsa de estudo, muitos outros dependem dos pais para que as propinas estejam sempre em dia. E se um dos pais cair em situação de desemprego? Ou ficar de baixa médica por algum motivo de saúde ou acidente?  Na Universidade Portucalense (UPT) existe um seguro que garante a continuação do aluno no curso, quando os recursos económicos da família escassearem.

Em qualquer uma outra universidade, a situação de desemprego do pai ou da mãe poderia ser suficiente para que o aluno não visse outra saída que não a de abandonar os seus estudos. Não há dinheiro, e depois? Depois, na Universidade Portucalense (UPT) há uma luz ao fundo do túnel, ou antes um seguro inovador para propinas. Iniciativa da própria UPT e bem acolhida no mercado segurador, esta apólice está associada à do seguro escolar. O aluno tem apenas de pagar o seguro normalmente, no início do ano letivo, e indicar um encarregado pelas suas propinas (podendo ser o próprio). Em caso de desemprego, incapacidade temporária para o trabalho e hospitalização do encarregado do pagamento das propinas do aluno, a Universidade cobre a anuidade e impede que o aluno abandone os estudos por falta de pagamento das propinas.

“A pessoa encarregue do pagamento tem incluído no valor da propina um seguro que lhe cobrirá toda a anualidade, caso esta entre em desemprego de longa duração ou possua qualquer outro problema de incapacidade temporária absoluta devidamente comprovado. Tentamos que os nossos alunos não sejam afetados por infelicidades que possam ocorrer na sua estrutura familiar e, por outro lado, protegemos a instituição”, explica Armando Jorge Carvalho, Presidente da direção da UPT, empenhado em contrariar a tendência de abandono dos estudos superiores por parte dos alunos a que se tem assistido nos últimos tempos, devido à conjuntura económica (e por sua vez social) pouco favorável vivida em Portugal.

Nascido no ano lectivo 2010/2011, este seguro inovador da Universidade Portucalense já ajudou 12 dos seus alunos a não desistir do seu sonho: acabar um curso superior numa universidade de prestígio. Em declarações à Mais Superior, uma das alunas que beneficia deste seguro em tempos menos favoráveis no que às receitas familiares repeita, diz que se não fosse esta iniciativa da UPT havia fortes probabilidades de desistir do curso. “Como está complicado arranjar um novo emprego, provavelmente teria de adiar o prosseguimento dos estudos.”

Visto que um curso superior implica algumas despesas, mas é um valioso investimento para toda a vida, a aluna, que preferiu manter a identificação no anonimato, deixa à Universidade Portucalense uma mensagem de agradecimento. “Gostaria só de realçar o empenho que a Universidade demonstra ao facilitar aos alunos esta possibilidade e de lhes proporcionar alcançar o objetivo a que se propuseram.”

[Foto: Universidade Portucalense]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*