24h de Engenharia non-stop

0
479

No próximo fim de semana, esquece o café! A adrenalina bebe-se de improviso, sem açúcar mas com boa dose de criatividade, e sob a forma de protótipos. Resumido: são 30 equipas. 120 estudantes e 24 horas de prova para a 4ª edição do BEST Engineering Competition, que vai tomar de assalto os corredores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

Desenvolver um protótipo “surpresa” recorrendo a materiais de baixo custo e encontrar uma solução para um caso de estudo real ancorado em princípios de gestão, são os dois desafios lançados aos 120 estudantes de Engenharia e Ciências inscritos nesta mega competição organizada pelo Board of European Technology Students (BEST Porto).

Em apenas 24h os estudantes serão testados até ao limite das suas capacidades técnicas, criativas e de improviso, esperando-se um fim de semana cheio de adrenalina na FEUP. A competição terá a duração de 3 dias, incluindo a sessão de abertura, resolução da prova, avaliação dos protótipos pelo júri e entrega de prémios. O tipo de protótipos a criar e o caso de estudo a resolver estão no segredo dos deuses até ao arranque da prova, agendado para as 14h de sábado, dia 17. A competição só termina no dia seguinte, às 14h.

Já na 2ª feira, 19 de março, cada equipa terá de apresentar e explicar, em inglês, os protótipos e os “case-studies” desenvolvidos durante a competição. A avaliação dos trabalhos será feita por um júri criado para este efeito e os protótipos serão testados em público, numa sessão aberta a toda a comunidade da FEUP, a partir das 15h.

Depois de avaliar as soluções criadas pelos estudantes e de apreciar os princípios de engenharia que sustentaram a criação dos protótipos, será atribuído um prémio à equipa que melhor conjugar todos estes desafios. As equipas vencedoras têm acesso direto à Final Nacional que vai decorrer em Almada, em abril, podendo depois conseguir apurar-se para a Final Europeia que terá lugar em Zagreb, na Croácia.

O melhor de tudo? SE queres muito participar, ainda vais a tempo – mas não te estiques – porque as inscrições estão abertas até o dia 16 de março. Sabe mais aqui.

[Fonte e foto: FEUP]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*