Como anda a saúde mental dos portugueses?

0
745

O I Encontro Internacional de Saúde Mental decorre na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) e visa discutir as práticas, o ensino e a investigação em Saúde Mental alicerçada em conhecimento científico. A iniciativa acontece de 29 de fevereiro a 2 de março e traz a Portugal os reputados especialistas australianos Claire Kelly e Anthony Jorm.

No âmbito do encontro, a ESEnfC traz a Portugal os professores Claire Kelly e Anthony Jorm (ambos da Austrália, da Universidade de Melbourne), para abordarem, respetivamente, os temas “The Mental Health First Aid [MHFA] – Community Intervention” e “Mental Health Literacy – Concept Key for Mental Health Promotion”.

Do programa constam várias mesas, nos dias 1 e 2 de março, que são constituídas por resultados de investigação produzida durante os cursos de pós-graduação em Enfermagem de Saúde Mental lecionados na ESEnfC. “Estado da Arte em Enfermagem de Saúde Mental”, “Literacia em Saúde Mental: Promover a saúde, combatendo o estigma”, “Prevenção de comportamentos suicidários. Perspetiva de Enfermagem”, “Programas de intervenção prevenção do uso/abuso de álcool”, “Prevenção da violência em contexto psiquiátrico: contributos de Enfermagem” e “Enfermagem de Saúde Mental em contextos multiculturais” são os eixos temáticos deste encontro.

O I Encontro Internacional de Saúde Mental terá lugar no Polo B da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (São Martinho do Bispo). O evento  tem o apoio da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde – Enfermagem (UICISA-E), do Capítulo Phi Xi da Sigma Theta Tau International – Honor Society of Nursing e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Os interessados devem inscrever-se, até 1 de março, na página Web das Jornadas. 

Sobre os professores Claire Kelly e Tony Jorm

Claire Kelly é coordenadora do programa Youth Mental Health First Aid (MHFA) no Orygen Youth Health and Research Centre, na Universidade de Melbourne. A tese de doutoramento de Claire foi escrita sobre a literacia em saúde mental dos adolescentes australianos. A sua maior paixão é a saúde mental de jovens e minimizar o impacto que os problemas de saúde mental têm no desenvolvimento, resultados educacionais e funcionamento a longo termo.

O Professor Tony Jorm é Professor Associado no Orygen Youth Health Research Centre na Universidade de Melbourne e no NHMRC Austrália. A sua investigação foca-se nos conhecimentos e crenças do público sobre doenças mentais, e particularmente em intervenções para melhorar a capacidade de ajuda do público face a pessoas que estão a desenvolver uma doença mental. Foi o primeiro autor a utilizar o «termo literacia em saúde mental» e foi indicado no ISI HighlyCited.com como um dos investigadores mais citados na área da Psicologia/Psiquiatria nos últimos 20 anos.

[Foto: ibiblio.org – Munch, “Ashes”, 1894]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*