Parabéns, Universidade do Minho!

0
752

A Universidade do Minho (UM) comemora esta sexta-feira, dia 17 de fevereiro, o seu 38º aniversário com uma sessão solene presidida pelo secretário de Estado do Ensino Superior, João Queiró. A cerimónia começa às 14h30 no salão medieval da Reitoria, no Largo do Paço, com o tradicional cortejo académico. E tu estás convidado.

A partir das 15h00 intervêm o reitor António M. Cunha, o presidente da Associação Académica, Hélder Castro, e o secretário de Estado do Ensino Superior. Segue-se a assinatura oficial do contrato de financiamento do Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-Sustentabilidade (IB-S), a ser edificado nos campi da UMinho em Braga e Guimarães. O programa solene inclui também a oração de sapiência, com o tema “A perceção do tempo no homem e nos animais”, por Armando Machado, professor da Escola de Psicologia, bem como a entrega do Prémio de Mérito de Investigação, da Medalha da Universidade aos funcionários mais antigos, dos prémios escolares e das Cartas Doutorais. O cortejo académico encerra a cerimónia. Os momentos musicais estão a cargo do Coro Académico da UMinho, acompanhado pelo Quinteto de Metais, formado por alunos do Departamento de Música, sob direção de Rui Paulo Teixeira.

O salão medieval recebe ainda, às 21h30, um concerto comemorativo pela Orquestra da UMinho e pelo Coro de Alunos da Licenciatura em Música, sob direção de Toby Hoffman. Na primeira parte vão ser interpretadas obras de Nikolai Rimsky-Korsakov (1844-1908) e na segunda obras de Bedrich Smetana (1824-84) e Alexander Borodin (1833-87). A atuação vai ser também realizada na véspera, às 21h30, na igreja de São Francisco, em Guimarães. Ambos os concertos têm entrada livre.

[Foto: literaciamediatica.pt]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*