O estágio da Nestlé é dela!

0
1274

Madalena Pais, aluna do Mestrado em Gestão da NOVA, foi a vencedora da terceira edição do prémio Nestlé/NOVA Best Paper Award, com um trabalho sobre os efeitos da Responsabilidade Social Corporativa na Reputação e Identificação da Marca junto das crianças. O prémio foi um estágio remunerado de seis meses na Nestlé que Madalena considera ser “uma ótima oportunidade” para vingar no mercado de trabalho.

Como é que decidiste concorrer ao prémio Nestlé/NOVA Best Paper Award?

O prémio Nestlé/NOVA Best Paper Award é uma iniciativa organizada pela Nestlé e o Field Lab de Children Consumer Behaviour (CCB). Os Field Labs são uma das opções que existe na NOVA School of Business and Economics para desenvolvermos as teses. Além desta opção existem outras duas: Directed Research e Directed Research with Internship. Como gostava de fazer a minha tese relacionada com o comportamento do consumidor infantil escolhi este Field Lab e fiquei a concorrer ao prémio Nestlé/NOVA Best Paper Award.

Fala-me um bocadinho do trabalho que te levou à vitória…

Apesar das iniciativas de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) serem cada vez mais populares e de vários estudos terem analisado os efeitos da RSC em adultos, existem poucos estudos que analisem o seu efeito nas crianças. Este trabalho teve como objetivo principal perceber o efeito das iniciativas de RSC na Reputação e na Identificação com a marca junto das crianças. Foi possível perceber que as crianças valorizam iniciativas de RSC, quer ambientais quer sociais. Como tal, as marcas que ainda não têm programas de RSC devem investir nestas iniciativas uma vez que podem vir a beneficiar com elas, em termos de reputação e de identificação com a marca, mas muito mais importante que isso é o facto de lhes ser possível ajudar a minimizar problemas sociais e ambientais contribuindo assim para um mundo um pouco melhor.

Estavas à espera de ganhar este estágio remunerado de seis meses na Nestlé?

Não estava nada à espera de ganhar este estágio na Nestlé, uma vez que éramos três pessoas a participar e todos tínhamos teses interessantes e notas muito equivalentes. Fiquei super contente!

Já sabes o que vais fazer concretamente?

Vou começar dia 5 de março a trabalhar na área de marketing.

Quais são as tuas expectativas em relação ao mercado de trabalho? Achas que este estágio te poderá ajudar?

Acabei o mestrado em janeiro. Neste momento vou-me concentrar e aproveitar ao máximo o estagio de seis meses na Nestlé. Este estágio é uma ótima oportunidade: a Nestlé é uma excelente empresa e além disso vou estagiar numa área que gostava de trabalhar no futuro: marketing.

Premio Nestle Nova 2012
Gonçalo Granado (Nestlé), Andreia Diniz (Nestlé), Luísa Agante (Nova SBE), David Hassler (Aluno Nova SBE), Pedro Salgueiro (Nestlé), Daniela Ribeiro (Aluna Nova SBE), Madalena Pais (Aluna Nova SBE), José Ferreira Machado (Nova SBE).

O que é o prémio Nestlé/NOVA Best Paper Award?
Através do prémio Nestlé/NOVA Best Paper Award, os alunos desenvolvem as suas teses de Mestrado com a elaboração de um paper académico na área de marketing, na vertente de comportamento do consumidor com destaque para o consumidor infantil. Esta forma inovadora de desenvolver teses de mestrado – o Field Lab – é uma das opções dadas aos alunos dos mestrados da Nova SBE e permite aliar a realidade das empresas ao trabalho académico. No início de cada semestre, a Nestlé propõe um conjunto de temas genéricos – temas que preocupam os gestores de marcas e problemas que os profissionais têm interesse em resolver. Cada aluno adapta o tema à sua área de preferência e realiza a investigação durante um semestre com o apoio da orientadora – a professora Luísa Agante – e sem intervenção da empresa que, no final, avalia todos os trabalhos e decide o vencedor. Os outros dois trabalhos, foram apresentados pelos alunos Daniela Ribeiro e David Hassler e focaram questões ligadas aos fatores da escolha de uma alimentação saudável nas crianças e aos efeitos da utilização de celebridades na publicidade, respetivamente.

[Foto: Madalena Pais e LPM Comunicação]

Partilhar

Comente este artigo

Please enter your comment!
Please enter your name here

*